Publicações

Veja abaixo nossas publicações

"Prevenção de acidentes de trabalho: custo ou investimento?", artigo do desembargador Fabiano Holz Beserra

  • 22/08/2018 09:59:37
27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Ninguém duvida atualmente que a prevenção é a forma mais eficiente de gestão de riscos de acidentes de trabalho. Muitos, porém, não se deram conta de que também é uma forma de investimento com grande retorno, especialmente humano, mas também econômico.
 
Quando ocorre um acidente de trabalho grave, com incapacidade permanente, total ou parcial, para o labor, diversos encargos surgem. A vítima e seus familiares têm custos inestimáveis, especialmente emocionais. A sociedade é obrigada a arcar com os valores do tratamento, normalmente feito pelo SUS, e dos benefícios previdenciários, inclusive para os dependentes. 
 
Não bastasse isso, os acidentes de trabalho custam caro para as empresas. Os primeiros 15 dias de afastamento do trabalho são remunerados por ela. As alíquotas de Seguro Acidente do Trabalho (SAT) são aumentadas para o respectivo segmento econômico. A empresa pode ser, ainda, condenada a pagar uma pensão vitalícia a título de danos materiais, às vezes em prestação única, bem como indenização pelos danos morais causados. Finalmente, o INSS promove ações regressivas contra a empresa que descumpriu as normas de saúde e segurança, cobrando todos os gastos com benefícios previdenciários. Todos esses custos empresariais serão necessariamente repassados ao consumidor, criando um círculo vicioso.
 
Portanto, a área de saúde e segurança de uma empresa deve ser tão valorizada quanto as demais áreas, trazendo um resultado econômico, por prevenir perdas, muito importante.
 
Dizer que os acidentes de trabalhos têm um custo elevado para as empresas e para a sociedade não significa precificar a questão, que indiscutivelmente transcende o aspecto econômico, mas sim chamar a atenção para mais um excelente motivo para investir na prevenção.
 
Desembargador Fabiano Holz Beserra - Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro
 
Fonte: Secom/TRT-RS
 
RCA - Robson Cunha ADVOGADOS
 
O escritório RCA – Robson Cunha ADVOGADOS tem unidades físicas localizadas na Serra Gaúcha, no coração de Caxias do Sul, bem como no Vale dos Sinos, na cidade de Novo Hamburgo, e atua em diversas regiões do Brasil.
 
Atende também via ESCRITÓRIO DIGITAL, a fim de oferecer comodidade e bom uso dos meios tecnológicos.
 
Dentre as cidades atendidas, estão:
 
Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela, Vacaria, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Domingos do Sul, Nova Bassano, Paraí e Nova Araçá, Guaporé, Cotiporã, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, São Jorge, Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo - Scharlau, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Vendelino, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Vale do Rio Caí, Feliz, Picada Café, Morro Reuter, Capela de Santana, Tupandi, Montenegro, dentre outras.
 
Caso você queira informações sobre a disponibilidade de atendimento na sua região, contate-nos.
 
Nossa equipe está à disposição para lhe auxiliar na busca do MELHOR DIREITO!
 

 

Compartilhe esta publicação

0 Comentário(s)

Deixe um comentário