Publicações

Veja abaixo nossas publicações

Motociclistas são as maiores vítimas do acidente do trabalho no Brasil

Motociclistas são as maiores vítimas do acidente do trabalho no Brasil

  • 24/05/2023 11:24:03

As mortes em acidentes de trabalho aumentaram em 2022 e os entregadores que usam moto são os que correm mais risco. Quem trabalha com motos está mais vulnerável no trânsito. E com o crescimento do serviço de delivery, impulsionado na pandemia, são mais motociclistas circulando pelas ruas. A imprudência está nos dois lados: em quem está na moto e no motorista do carro.

James Pinheiro sofreu um acidente em 2021. Um carro não respeitou a sinalização e atingiu o o motociclista. Na época, James estava na última entrega da noite.

"Duas recuperações de duas cirurgias. Então, eu acho que essa é a parte mais complicada, né? Você tem que ficar em casa dependendo de alguém para fazer as coisas. Porque você fica vulnerável, né? Então, sem trabalhar a vida muda totalmente", conta James.


Em 2022 foram quase 613 mil acidentes de trabalho em diversas áreas, 2500 pessoas morreram. 7% a mais que no ano anterior. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde.

As motos foram as principais responsáveis pelos acidentes de trabalho em todo o Brasil. Em 2022 foram 24.642 acidentes envolvendo motociclistas no país. Para o Ministério Público do Trabalho, o aumento tem a ver com a situação econômica trazida pela pandemia, e esse número pode ser ainda maior. Márcia Kamei conta que acidentes envolvendo motociclistas informais não entra na estatística.

“Esses dados eles revelam só os acidentes e mortes do setor formal, o setor informal, aqueles que não contribuem para a Previdência eles não tão englobados nesses números”, diz Márcia.


Só na cidade de São Paulo, quase metade das mortes em acidentes de trânsito é de motociclistas. E segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho, doenças e acidentes de trabalho fazem a economia perder cerca de 4% do produto interno bruto.

Na capital paulista350 mil pessoas fazem entrega usando motos, mais de 1,5 milhão em todo o país. Para Gilberto Almeida, presidente da Federação Brasileira dos Motociclistas Profissionais, as empresas e entregadores têm que focar na qualificação.

“Você tem que ter um curso de 30 horas regulamentado pelo Detran, né? Vai na habilitação, onde nesse curso você aprende como se comportar o trânsito e todas as questões que envolvem as particularidades que o exercício da nossa atividade, que é uma atividade de risco, tem”, comenta Gilberto.


Gustavo Tadeu Sanches, diretor da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, alerta que o motociclista é sempre o mais vulnerável num acidente de trânsito.

"A moto, a gente brinca que ela não tem o para-choque, o para-choque é o próprio paciente. Ele pode ter um trauma torácico, trauma crânioencefálico, além da fratura. Então são pacientes que eles têm uma reabilitação mais demorada, até mesmo pela complexidade", alerta Gustavo.


Fonte: G1 / Observatório de Segurança e Saúde

Imagem para compartilhamento: Freepik

 

RCA – Robson Cunha Advogados
Excelência para gerar resultados!

O escritório de advocacia RCA – Robson Cunha ADVOGADOS preza pela excelência nos serviços oferecidos, pois acredita que somente a excelência poderá gerar os melhores resultados!

Resolvemos problemas com conhecimento, habilidade, atitude, valores e espiritualidade – e isso nos move!

Além dos nossos escritórios físicos, localizados na Serra Gaúcha, no coração de Caxias do Sul e no Vale dos Sinos, na cidade de Novo Hamburgo, atuamos em várias regiões do país através do nosso ESCRITÓRIO DIGITAL, a fim de oferecer comodidade e bom uso dos meios tecnológicos.

Dentre as cidades atendidas, estão:

Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela, Vacaria, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Domingos do Sul, Nova Bassano, Paraí e Nova Araçá, Guaporé, Cotiporã, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, São Jorge, Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo - Scharlau, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Vendelino, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Vale do Rio Caí, Feliz, Picada Café, Morro Reuter, Capela de Santana, Tupandi, Montenegro, Joinville, Curitiba, dentre outras.

Caso você queira informações sobre a disponibilidade de atendimento na sua região, contate-nos.

Compartilhe esta publicação

0 Comentário(s)

Deixe um comentário